Pular para o conteúdo principal

“Fui embora de Redenção porque fui perseguido e temia pela minha vida” Revela professor

Em entrevista exclusiva ao JL & Você o professor, José Alves Lordeiro, autor da letra e da melodia do Hino Oficial de Redenção, fez várias revelações inéditas sobre sua passagem pelo município. Ele está morando atualmente em Macapá capital do Amapá e, aos 67 anos, alimenta o sonho de voltar a morar em Redenção. Ele também falou como criou a letra e a melodia do hino do município redencense.

JL & VC: Como foi o processo para o senhor compor o hino de Redenção?

José Lordeiro: Em 1983 foi lançado um concurso para escolher o Hino de Redenção. Foram apresentadas 06 composições e a de Minha autoria acabou sendo a escolhida.

JL & VC: O que o inspirou na composição da letra e da melodia?

José Lordeiro: Como inspiração levei em conta: a população da época, era predominantemente de outros Estados, os neo bandeirantes, as riquezas eram a madeira- hulha verde, o ouro - nobre metal; a força do comércio fundindo-se à indústria; por fim a segurança do futuro representada pelos jovens estudantes. A melodia surgiu por acaso; base nos rudimentos de técnicas musicais aprendidas no seminário. Os arranjos técnicos foram feitos pelo professor Onésimo Lopes. É isso. Meu amigo.

JL & VC: Quando o senhor foi embora de Redenção e por quê? Como é sua vida hoje?

José Lordeiro: Passei por problemas de perseguição política. Isso me dificultou a continuação até por temer pela minha própria vida. Hoje me encontro em Macapá há 16 anos. Tenho um terreno rural e faço trabalhos de administração rural. Minha intenção é vender o terreno e talvez voltar para Redenção ou talvez Belo Horizonte.

JL & VC: Quem administrava na sua época é quem o perseguia? O senhor era professor de que matéria e em qual escola?

José Lordeiro: Eu coordenei a campanha do Gerudes Gomes pelo PDS e elegeram o candidato do PMDB apoiado pelo Jáder, Luiz Vargas. Lembrando que eu saí de Redenção em 89 e voltei em 95. Fiquei até janeiro de 99 depois da posse do Mário Moreira pelo PDT. Lecionei no Colégio Palma Muniz, Escola Irmã Gabriela e cheguei a criar em 1987 o Instituto Meirevaldo Paiva , fechado pela administração Luís Vargas em 89. Sempre fui professor polivalente. Sou formado em Química, mas lecionava até sete disciplinas, principalmente matemática, química, física, português e OSPB. Participei ativamente do projeto do asfalto, energia elétrica, Aeroporto de Redenção, criação do plano de desenvolvimento regional que resultou na criação da AMAT em 1985. Em 21 de novembro foram inaugurados os empreendimentos citados e mais o terminal rodoviário e realizada à primeira Exposição Agropecúaria  de Redenção.

JL & VC: Resume sua biografia


José Lordeiro: Nasci em 30/06/50 em Virgolãndia,  MG. Estudei o primeiro grau - no Seminário Santo Afonso em Aparecida SP. Fiz o curso técnico em Química no Instituto Lavoisier em São Paulo. Ingressei no curso de engenharia Química na Faculdade Osvaldo Cruz. Fia três semestres. Trabalhei como técnico químico na Brahma SP. Mudei-me para Redenção em 82. Comecei a lecionar na Escola Palma Muniz em 83 e na Prefeitura simultaneamente. Trabalhei na Rádio Oriente  no programa A Voz do Município. Lecionei na Escola Irmã Gabriela e criei o Instituto Educacional Meirevaldo Paiva de 87 á 89. Mudei-me para Minas em 92 onde permaneci até 95. Voltei para Redenção onde trabalhei na Prefeitura como Assessor de Desenvolvimento. Com a eleição e posse do Mário deixei a prefeitura. Fiz alguns trabalhos até vir para Macapá. Casei-me em SP em 21/11/85. Tenho cinco filhos com a primeira esposa, duas filhas com a segunda e uma com a atual. Aprendi muitas profissões: Orçamentista Civil Administrador de Obras e Rural. (João Lúcio & Você, Nossa História, Nossa Cidadania)
Professor José Alves Lordeiro, autor da letra e melodia do Hino Oficial de Redenção.

Comentários

  1. O professor José Lordeiro é uma figura ilustre, de grande inteligencia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A história de Redenção o principal município da Região do Araguaia

No inicio da década de sessenta a extinta SUDAM proporcionou a vinda de fazendeiros a se instalarem numa região denominada Boca da Mata. Com o desbravamento da fazenda Santa Tereza, de propriedade do Agrônomo João Lanari do Val, vieram também os pioneiros Ademar Guimarães, José Bueno Cintra e Gerudes Gomes da Silva. Na mesma época foram chegando Luiz Vargas Dumonte Carlos Ribeiro para conhecerem a serra dos Gradaús, localizada no município de Cumarú, Vale Lembrar que as primeiras casas foram construídas na atual Avenida Santa Tereza, sendo que um dos primeiros moradores foi o senhor Gerudes Gomes da Silva, falecido em 15 de abril de 2001. Pioneiros Fundadores de Redenção: de óculos, Areolino Nunes Leal, (Barbosinha) Terezinha Arantes Dumont, 2ª primeira dama do município, Luiz Vargas Dumont, segundo prefeito eleito e o deputado estadual Plinio Pinheiro Neto, autor da Lei que criou o município de Redenção Esses homens aventureiros dotados de um idealismo viram e conheceram uma r

Quem foi o autor da letra e da melodia do Hino Oficial de Redenção?

O HINO OFICIAL DE REDENÇÃO foi escolhido em um concurso público, realizado no dia 06 de maio de 1983, na Escola Estadual de Ensino Médio, Engenheiro Palma Muniz. O evento contou com a presença de importantes personalidades. A Secretária Municipal de Educação da época, Elenice Hernandez Franco, foi a coordenadora dos trabalhos. A Mesa de Jurados era formada pelo então prefeito Arcelide Veronese, professora Mary Aparecida Bueno Prestes, o empresário Antônio Luiz Testa, o cantor Valmireno Alves Barreiras, o senhor João Batista Alves Martins e o senhor Jurandir    Ferreira Azara. Foram selecionados três hinos para serem escolhidos pelos jurados. Recebeu a maior pontuação a letra e a melodia do professor José Alves Lordeiro. A direita com as mãos na cintura professor José Alves Lordeiro Com a criação da Escola de Música do Município, através do Decreto de n. 4931 de 21 de outubro de 1994, assinado pelo então prefeito, Wagner Fontes, assumiu a direção da supracitada escola o professor

Quem foi Otávio Batista Arantes?

Otávio Batista Arantes morava no Estado de Goiás e sua esposa, Almerinda Magalhães Arantes, foi uma notável política naquele estado. Ela foi eleita, por três mandatos, deputada estadual e ocupou cargos importes a nível estadual. O motivo dele ter sido homenageado em Redenção com o nome de uma escola e uma importante avenida, é que ele foi pai da segunda primeira dama de Redenção, senhora Terezinha Vargas Dumont e naturalmente sogro do segundo prefeito de Redenção, Luiz Vargas Dumont. O casal Vargas está entre as primeiras pessoas que vieram para a região. Luiz e Terezinha são os principais fundadores do município de Redenção e lutaram muito para que o município fosse emancipado. Eleito para comandar o município entre 1989 a 1992, Luiz Vargas Construiu uma escola no Setor Aripuanã e a denominou de Escola Municipal Otávio Batista Arantes para homenagear seu sogro. Como comandou o loteamento Núcleo Urbano no final da década de 60 ele também denominou a mais importante avenida na época de