Pular para o conteúdo principal

Quem foi o autor da letra e da melodia do Hino Oficial de Redenção?

O HINO OFICIAL DE REDENÇÃO foi escolhido em um concurso público, realizado no dia 06 de maio de 1983, na Escola Estadual de Ensino Médio, Engenheiro Palma Muniz. O evento contou com a presença de importantes personalidades. A Secretária Municipal de Educação da época, Elenice Hernandez Franco, foi a coordenadora dos trabalhos. A Mesa de Jurados era formada pelo então prefeito Arcelide Veronese, professora Mary Aparecida Bueno Prestes, o empresário Antônio Luiz Testa, o cantor Valmireno Alves Barreiras, o senhor João Batista Alves Martins e o senhor Jurandir    Ferreira Azara. Foram selecionados três hinos para serem escolhidos pelos jurados. Recebeu a maior pontuação a letra e a melodia do professor José Alves Lordeiro.
A direita com as mãos na cintura professor José Alves Lordeiro
Com a criação da Escola de Música do Município, através do Decreto de n. 4931 de 21 de outubro de 1994, assinado pelo então prefeito, Wagner Fontes, assumiu a direção da supracitada escola o professor de música Onésimo Lopes que de imediato se interessou pela escrita do Hino de Redenção e teve a iniciativa de trabalhar na sua instrumentação para que o mesmo viesse a ser tocado pela Banda de Música e viesse a se eternizar. Nessa tarefa, Onésimo teve a colaboração do Sargento do Exercito da 23º Bis de Marabá o músico Creso Santo de Jesus e do renomado maestro, já falecido, Levino Ferreira de Alcântara.   
O lançamento oficial do Hino de Redenção aconteceu no dia 13 de maio de 1998, 14 anos depois, numa grandiosa festa pública, com a presença do então prefeito Mário Moreira, do Secretário de Cultura Desporto e Turismo, Sr.Adécimo Gomes, professora Antonieta de Lurdes, vereadores entre outras autoridades e comunidade em geral além de estudantes de escolas públicas e particulares. Todos em uma só voz entoaram o Hino Oficial de Redenção sob a regência do maestro Creso. O evento teve a participação especial da Banda de Música do 23º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) de Marabá que veio exclusivamente para o lançamento oficial do hino.  

Hino do município de Redenção
Letra e música: Professor José Alves Lordeiro
Instrumentação: Professor Onésimo Lopes
Nas pegadas de neos bandeirantes
Que a riqueza da terra aqui traz
Tu nasceste em campos verdejantes
Um convite ao progresso e à paz.

Da hulha verde e dos nobres metais
Nas pastagens e dons naturais,
Nestas terras já vens despertar
Tua força e valor ostentar!

Estribilho:
Oh! Redenção!
Queremos nós te saudar
E com amor, teu futuro edificar!

Com os algores do alvorecer
E o calor deste sol fulgurante,
Nos apraz vê-la se enobrecer
Vislumbrando um futuro brilhante.

Redenção dos valores que encerras
De trabalhos, riquezas e glórias.
No horizonte alvo-anil destas terras,
Te despontam certeiras vitórias!

(ESTRIBILHO)

Nas escolas tua juventude
Preparando um futuro maior
A indústria ao comércio se funde
A união e progresso melhor.

Com Orgulho este povo altaneiro
Te devota esperança e labor,
Devotados teus filhos ordeiros,

Fazem seus tua clava e penhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história de Redenção o principal município da Região do Araguaia

No inicio da década de sessenta a extinta SUDAM proporcionou a vinda de fazendeiros a se instalarem numa região denominada Boca da Mata. Com o desbravamento da fazenda Santa Tereza, de propriedade do Agrônomo João Lanari do Val, vieram também os pioneiros Ademar Guimarães, José Bueno Cintra e Gerudes Gomes da Silva. Na mesma época foram chegando Luiz Vargas Dumonte Carlos Ribeiro para conhecerem a serra dos Gradaús, localizada no município de Cumarú, Vale Lembrar que as primeiras casas foram construídas na atual Avenida Santa Tereza, sendo que um dos primeiros moradores foi o senhor Gerudes Gomes da Silva, falecido em 15 de abril de 2001. Pioneiros Fundadores de Redenção: de óculos, Areolino Nunes Leal, (Barbosinha) Terezinha Arantes Dumont, 2ª primeira dama do município, Luiz Vargas Dumont, segundo prefeito eleito e o deputado estadual Plinio Pinheiro Neto, autor da Lei que criou o município de Redenção Esses homens aventureiros dotados de um idealismo viram e conheceram uma r

Quem foi Otávio Batista Arantes?

Otávio Batista Arantes morava no Estado de Goiás e sua esposa, Almerinda Magalhães Arantes, foi uma notável política naquele estado. Ela foi eleita, por três mandatos, deputada estadual e ocupou cargos importes a nível estadual. O motivo dele ter sido homenageado em Redenção com o nome de uma escola e uma importante avenida, é que ele foi pai da segunda primeira dama de Redenção, senhora Terezinha Vargas Dumont e naturalmente sogro do segundo prefeito de Redenção, Luiz Vargas Dumont. O casal Vargas está entre as primeiras pessoas que vieram para a região. Luiz e Terezinha são os principais fundadores do município de Redenção e lutaram muito para que o município fosse emancipado. Eleito para comandar o município entre 1989 a 1992, Luiz Vargas Construiu uma escola no Setor Aripuanã e a denominou de Escola Municipal Otávio Batista Arantes para homenagear seu sogro. Como comandou o loteamento Núcleo Urbano no final da década de 60 ele também denominou a mais importante avenida na época de